A U.S. Food and Drug Administration dos Estados Unidos (Departamento de Alimentos e Medicamentos) tomou medidas para incentivar a telemedicina veterinária durante a pandemia do coronavírus e anunciou nesta terça dia 24/03 que suspenderia temporariamente a aplicação de alguns requisitos federais de veterinário-cliente-paciente (VCPR - veterinarian-client-patient relationship).

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A FDA observa que os veterinários ainda precisam considerar os requisitos estaduais de VCPR que podem existir em seu local de prática. Normalmente, o FDA exige que os veterinários estabeleçam um relacionamento com o paciente e o cliente antes de executar os serviços de telemedicina. Para isso, os requisitos gerais da FDA exigem um exame físico do paciente e/ou "visitas oportunas ao local onde o animal é mantido".
Essa política foi examinada durante a pandemia do COVID-19 devido a recomendações de distanciamento social. “O FDA reconhece o papel vital que os veterinários desempenham na proteção da saúde pública. Essa pandemia teve impactos em muitas de nossas vidas e profissões cotidianas e, durante esse período, precisamos fornecer aos veterinários a latitude para expandir o uso da telemedicina no cuidado de animais, não apenas animais de estimação, mas também os animais que produzem nossos alimentos. O FDA está fornecendo flexibilidade que ajudará os veterinários a manter a saúde dos animais durante a pandemia, ao mesmo tempo em que permite o distanciamento social que é tão importante para limitar a propagação da doença por coronavírus em todo o país e no mundo", destaca o comissário da FDA Stephen M. Hahn, MD, em um comunicado à imprensa.
A American Veterinary Medical Association (AVMA) reconheceu o anúncio e fornece recursos de telemedicina em seu site:
O FDA revisará essa política periodicamente.
Fonte: Today’s Veterinary Practice - TVP